Itabuna e Ilhéus perderam mais empregos

O primeiro quadrimestre foi de saldo negativo na geração de empregos em Itabuna e Ilhéus. Entre janeiro e abril os dois maiores municípios do sul da Bahia eliminaram 500 vagas com carteira assinada.

nr 2-383722

O prejuízo foi maior em Ilhéus, que perdeu 392 empregos. Somente em abril foram eliminadas 144. O pior setor foi a indústria de transformação, com saldo negativo de 92 vagas. O comércio eliminou outras 47.

Já a construção civil foi o único setor da economia ilheense que apresentou resultado positivo. O crescimento foi tímido, com abertura de 13 vagas. No ano, quem mais demitiu foram serviços, comércio e indústria de transformação.

No quadrimestre, as empresas de serviços eliminaram 230 postos de trabalho. O comércio perdeu outros 222. Na indústria de transformação, o saldo ficou negativo em 117 vagas.

Em Itabuna, o saldo de empregos no primeiro quadrimestre ficou negativo em 108 vagas. Em abril a economia itabunense sofreu baixa de 62 empregos. A indústria de transformação foi quem mais sofreu o impacto da crise.

Ela perdeu 140 vagas no mês passado. No comércio foram eliminadas 42 vagas. Na agropecuária a queda foi de 11 postos de trabalho. A situação não foi ainda pior porque dois setores tiveram resultados positivos em abril.

As empresas do setor de serviços registraram saldo de 85 vagas com carteira assinada e a construção civil outras 39. No acumulado do ano, o comércio teve o pior resultado, com a eliminação de 217 empregos.

Já na Bahia, no acumulado do ano, o saldo de empregos formais ficou negativo em 9.908 vagas. O setor que mais eliminou foi a construção civil, com saldo negativo de 10.398 empregos.

A agropecuária foi setor que teve melhor resultado, com saldo de 4.007 vagas. No mês passado, no geral, a Bahia registrou saldo negativo de 893 vagas.

Fonte: http://www2.uol.com.br/aregiao