5 fatores que transformam o empreendedor em um líder admirável

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Em uma pesquisa realizada com CEOs de grandes empresas, o psicanalista, especialista em gestão e autor do livro "Liderança Positiva", Gilberto Guimarães, constatou com a maior angústia dos profissionais em altos cargos é a liderança.

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Gilberto Guimarães fala sobre a importância do líder no Congresso da Micro e Pequena Indústria de 2015, em São Paulo 

"As hipóteses que justificavam o sucesso das empresas e pessoas não são mais verdadeiras", afirma Guimarães. Na palestra "O Papel do Líder na Empresa", que ocorreu nesta segunda-feira (25/5) durante o Congresso da Micro e Pequena Indústria de 2015, em São Paulo, o especialista falou sobre os novos desafios enfrentados pelas lideranças e a importância de elas se consolidarem dentro das empresas.

Saiba quais são os atributos que uma gestão de liderança de qualidade precisa ter:

1 - "O fator conhecimento é o mais importante"
O especialista define o trabalhador contemporâneo como "trabalhador do conhecimento". "Ele leva consigo a ferramenta e o produto de seu trabalho", afirma. Nessa questão, Guimarães recomenda que o gestor não só avalie os melhores funcionários, mas que descarte os que são inadequados e não acrescentam à empresa. Esse procedimento também pode ser feito em outras instâncias, como sistemas, ferramentas, fornecedores e clientes.

2 - "Ajude a equipe a desenvolver suas competências"
Segundo Guimarães, as empresas, em sua constituição, seguiam o modelo organizacional de instituições como Igreja e Exército. Com isso, havia a suposição de que o superior sabia mais do que seus subordinados. "Esse tipo de pensamento não faz mais sentido hoje em dia", afirma. A relação entre líder e funcionários é de parceria. O trabalho do líder não é saber mais que os outros, mas de influenciar e passar a visão para que outras pessoas façam acontecer. "Como líder, ele define o resultado, mas deixa o processo a cargo da equipe."

3 - "Seja otimista"
"Um chefe manda, já o líder garante a sobrevivência da empresa", diz Guimarães. Para ele, o líder otimista sempre será o mais seguido e querido. Logo, o especialista sugere a criação de um clima positivo dentro do ambiente de trabalho, como um conceito de comunidade. "Se um líder tiver uma atitude negativa, ele infesta o ambiente e afunda a equipe", afirma.

4 - "Reforce a importância dos colaboradores"
Cada funcionário exerce um papel importante dentro da empresa. "Relembre as pessoas com as quais você trabalha o sentido e o significado do que elas fazem. Isso faz com que elas se sintam importantes e tenham um desempenho acima da média", diz.

5 - "Mude"
"Tenho uma certeza absoluta: mudanças são contínuas. Novos tempos exigem novas estruturas e novos modelos de liderança. Quem não mudar ficará obsoleto", afirma.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

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