8 dicas para sua empresa gastar menos energia

Postado em Notícias

Especialistas dão exemplos de técnicas que podem aliviar a conta de luz da sua empresa

shutterstock 107647085

Os gastos com energia elétrica costumam pesar no bolso do empreendedor que está começando um negócio. Segundo previsão da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o preço da energia deve aumentar pelo menos 9% ao ano até 2020.

Existem três frentes principais para pensar na hora de economizar energia. A primeira é a climatização, que costuma ser responsável por mais da metade do consumo de energia de uma empresa. Outro ponto importante é incentivar a conscientização dos funcionários, o que pode ter um impacto considerável e não exige nenhum investimento. Por fim, preste atenção na iluminação, já que lâmpadas mais modernas podem reduzir significativamente os gastos.

Os especialistas Marcos Scarpa, da EDP, e Carlos Eduardo Firmeza, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) , dão oito dicas para você reduzir a conta de luz no final do mês.

1. Opte sempre por ar-condicionado que tenha o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Equipamentos com essa certificação têm os melhores índices de eficiência energética.

2. Direcione corretamente seu ar-condicionado, atendendo as dimensões exatas do escritório: número de pessoas, tamanho da área, temperatura ambiente e insolação.

3. Sempre que der uma pausa no trabalho, desligue o monitor do seu computador. Ele é responsável por 70% do consumo de energia da máquina. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização. Caso alguns dos monitores da empresa ainda sejam de tubo, substitua-os, pois eles gastam mais que os modelos mais novos

4. Nas pausas mais prolongadas, aos finais de semana, por exemplo, desligue totalmente os aparelhos, inclusive o estabilizador. Não deixe impressoras, caixas de som e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

5. Caso tenha uma geladeira no estabelecimento, certifique-se de que ela está bem ventilada na parte de trás e que sua borracha está corretamente vedada. Além disso, abra a geladeira o menor número de vezes possível, pois quanto mais ela for aberta, mais haverá a troca de calor com o ambiente externo, aumentando o gasto de energia.

6. Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que representam 10% dos gastos das originais. Sua durabilidade média é de 40 mil horas, porém, esse período só é válido se a instalação estiver devidamente equilibrada. Outra opção são as lâmpadas fluorescentes T8, mais compactas e também mais baratas que as de LED.

7. Opte por paredes de cor clara para aumentar a luminosidade do ambiente, além de aproveitar da iluminação natural de janelas e persianas.

8. Procure não acender as luzes de um mesmo circuito simultaneamente. Se um mesmo ambiente possui duas luminárias, tente deixar apenas uma ligada.

Você vai abrir um negócio? Então, siga as dicas abaixo antes de abrir as portas. Elas significam uma economia expressiva na conta de luz

Faça um bom planejamento de arquitetura e design de interiores para reduzir os possíveis gastos. Além disso, procure otimizar os espaços próximos a janelas para utilizar o máximo possível de iluminação natural. Se a ideia for evitar o ar-condicionado, posicione as janelas de maneira que o ar circule facilmente entre os ambientes. Se, mesmo assim, o ar-condicionado for necessário, o melhor é utilizar um modelo central, que contemple todo o ambiente sem a necessidade de aparelhos individuais.

 

Fonte: revistapegn.globo.com

comments