Itabuna atinge metas e garante verbas

Postado em Notícias

g aerea-da-ponte-do-goes-calmon-em-itabuna-fotocerrado

O Ministério da Saúde (MS) reconheceu o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde para garantir serviços de qualidade para os moradores de Itabuna.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQVC), desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica, cumpriu sete metas das 14 executadas no município.

No sul da Bahia, a Vigilância obteve a maior pontuação entre os municípios que alimentam o banco de dados do MS. Entre os principais indicadores estão abastecimento do sistema com a quantidade dos óbitos em até 60 dias.

Mais o registro de pessoas nascidas vivas, atualização das informações mensais no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e número de casos notificados de doenças.

Outros indicadores são proporção de casos de malária com tratamento adequado em até 48 horas, a partir do início dos sintomas; quantidade de imóveis visitados, pelo menos quatro ciclos recomendados.

Ainda o número de testes de sífilis por gestante e testes de HIV realizados. Desde 2013 Itabuna vem melhorando o acompanhamento e desenvolvendo ações para beneficiar um número maior de pessoas testes rápidos de HIV.

Esses indicadores são considerados para o repasse de recursos pelo Governo federal para investimentos em ações do setor de Vigilância Epidemiológica.

Por ter atingido a pontuação estabelecida e levando consideração o número de habitantes (219.680), o Ministério da Saúde vai repassar R$ 167.955,48 em recursos para investimentos na área.

Fonte: www2.uol.com.br/aregiao

comments