Como começar uma loja virtual
A loja virtual
Uma loja virtual é um site que permite a venda através da internet. Na loja virtual não existe a presença física nem do comprador, nem do vendedor, pois a relação ocorre entre um cliente e um sistema hospedado em um computador localizado em qualquer lugar do planeta.
Os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado no ato da compra.
As lojas virtuais, como o nome já diz, são virtuais, não possuem um ponto de venda físico. A comercialização ocorre toda via internet, por meio de um site. Este site deve ter uma boa navegabilidade, ou seja, o usuário deve ter facilidade em achar o que procura e concluir a compra em poucos cliques. A página deve também ter um bom layout, a aparência é importante para o cliente se sentir confortável com o que está vendo e tenha vontade de permanecer ali.
A funcionalidade do site também é fundamental. A página da loja virtual deve permitir o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços e facilitar ao cliente realizar o pagamento da sua compra.
Como desenvolver o site
A criação de uma loja virtual é um processo que exige atenção. Empresas especializadas oferecem plataformas que permitem a implantação e utilização desse canal de vendas.
Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hosting (hospedagem em um endereço) da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de ataque ao portal seja dificultado ao máximo.
A infraestrutra de hosting deve oferecer também o recurso de backup, ou seja, o armazenamento de informações e dados que devem estar sempre disponíveis e salvas de ataques.
Na maioria dos casos, em se tratando de lojas virtuais de pequeno porte, esses serviços fazem parte do pacote terceirizado e ficam a cargo da plataforma contratada.
A infraestrutura da loja
Apesar deste negócio não possuir um ponto de vendas, as lojas virtuais, em sua maioria necessitam de um ponto de distribuição e armazenagem dos produtos. A loja virtual deverá estar baseada, preferencialmente, numa área empresarial, sendo o ideal os distritos industriais das cidades que contam com esse benefício.
O empreendedor, na definição da localização de seu empreendimento, deverá atentar que um dos pontos principais desse tipo de negócio é facilidade de rápidos deslocamentos tanto para atendimento na cidade de sua instalação, quanto na região atendida pela sua empresa.
Esse tipo de empreendimento não terá o recebimento de clientes fisicamente, portanto, sua localização não precisa estar acentuada em locais de grande circulação de pessoas.
O órgão específico da Prefeitura Municipal também deve ser consultado para que seja verificada a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade escolhida. Isto se faz necessário uma vez que normalmente todos os municípios brasileiros têm o Plano Diretor Urbano – PDU, no qual é definido que tipo de negócio que pode ou não ser instalado em determinadas áreas, bairros etc.
Fonte: sebrae.com.br