5 hábitos para conquistar o sucesso no trabalho

Conheça dicas para se aprimorar e conquistar uma reputação positiva na empresa

sucesso-alvo

A busca pelo sucesso é o principal objetivo de quem se levanta para trabalhar todos os dias. Mas fazer um bom trabalho, enfrentar o cansaço, não se desmotivar e ser reconhecido são tarefas difíceis.

O sucesso não aparece de um dia pro outro.

Empreendedores e funcionários percorrem um grande caminho rumo ao aprimoramento de processos e à construção de uma reputação.

Uma reportagem da "Entrepreneur" mostra hábitos úteis para te ajudar nessa escalada:

1. Seja colaborativo
Estar sempre disposto a ajudar outras pessoas é um valor importante para quem quer conquistar o respeito dos colegas de trabalho. Não seja individualista demais. Quem tem essa característica pode ser excluído pelos demais e não ser ajudado em um momento de necessidade.

2. Mas saiba se promover
Esta é uma dica mais voltada para quem não empreende ainda. Nem só de proatividade vive um funcionário aplicado. É importante, de acordo com a reportagem, fazer um bom marketing pessoal, para que todos conheçam o seu trabalho. Sem exagerar, é claro.

3. Seja inovador
Não faça somente o "feijão com arroz". Propor inovações e concretizá-las é essencial para a sobrevivência tanto de patrões quanto de colaboradores – se você não "pensar fora da caixa", outros irão fazê-lo e poderão te prejudicar. Tenha a mente aberta e sempre pense em novos produtos e processos.

4. Seja exigente consigo mesmo
De tempos em tempos, é importante refletir por um momento sobre a qualidade do seu trabalho.

O que pode ser feito de diferente? Há alguma maneira de ser mais produtivo? É possível ter um melhor relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho? Estas são algumas das perguntas úteis para se aperfeiçoar.

5. Arrisque
Empreendedores têm que se arriscar às vezes. É o risco que leva às maiores conquistas, diz o texto da "Entrepreneur". Este pensamento é bastante comum entre os que têm o próprio negócio.

E a reportagem também sugere que funcionários, de tempos em tempos, deveriam arriscar um pouco. Como em qualquer decisão mais arrojada, o erro pode ser grande. No entanto, o acerto leva o funcionário a um crescimento mais acelerado dentro da empresa em que trabalha.

Fonte: revistapegn.globo.com