6 DICAS PARA CAUSAR UMA PRIMEIRA IMPRESSÃO DE CONFIANÇA

Postado em Notícias

Não cruzar os braços, ficar atento à conversa e não pegar o celular são algumas formas de ganhar a confiança das pessoas.

reynermedia-flickr
Quando conhecemos uma pessoa, em poucos segundos desenvolvemos nossa opinião sobre ela. Essa conclusão é rápida, automática e difícil de ser alterada. Uma primeira impressão ruim pode até mesmo atrapalhar a vida de um empreendedor, pois, durante o crescimento de um negócio, é essencial que parceiros, fornecedores e clientes confiem nele.

Segundo Travis Bradberry, presidente da TalentSmart, empresa especializada em orientação profissional, existem algumas atitudes que o empreendedor pode ter para fortalecer sua imagem. Veja elas abaixo:

1. Deixe a outra pessoa falar primeiro

Em uma reunião, quando o empreendedor se precipita a falar primeiro, fica subentendida a imagem de que ele tem necessidade de dominância. Esse tipo de atitude dificulta a formação da confiança entre os envolvidos na conversa, o que pode atrapalhar as decisões que serão tomadas. "Confiança e afeto são criados quando as pessoas se sentem compreendidas, e é preciso que os dois lados compartilhem muita informação para isso acontecer", diz Bradberry.

2. Tenha uma linguagem corporal positiva

Mesmo quando não falamos, nosso corpo se expressa por nós. Braços cruzados, pernas inquietas e expressões de cansaço ou tédio podem atrapalhar a formação de uma boa primeira impressão. "Manter um tom de voz entusiasmado com a conversa, contato visual constante e inclinar o corpo um pouco para frente são boas práticas de linguagem corporal que podem ajudar no processo", recomenda Bradberry.

3. Não pegue o celular

O especialista afirma ser impossível construir uma relação de confiança com uma pessoa enquanto ela usa um celular. Segundo ele, quando alguém se compromete a começar uma conversa, é preciso manter toda a atenção no que é dito. "Nada distrai mais uma pessoa do que ler uma mensagem de texto no celular", afirma.

4. Tenha tempo para conversas fiada

Mesmo que pareça perda de tempo, Bradberry diz que uma boa forma de construir uma relação de confiança com alguém é conversar sobre bobagens de vez em quando. "Parece trivial, mas pesquisas apontam que começar uma reunião com cinco minutos de conversa fiada ajuda a melhorar os resultados", diz.

5. Ouça com atenção

Não adianta apenas escutar, "é preciso se concentrar em tudo que a outra pessoa está falando, em vez de apenas planejar o que será dito em seguida", afirma Bradberry. Fazer perguntas sobre o tema é uma ótima maneira de o empreendedor demonstrar que está atento à conversa, mas é preciso ter cuidado para não desviar de assunto. "Também não se deve dar conselhos ou soluções de forma muito precipitada. Esse tipo de atitude dá a impressão de que o empreendedor tem coisas mais importantes para falar e quer terminar logo com aquele assunto", diz.

6. Faça sua lição de casa

Em geral, as pessoas adoram quando alguém se dá ao trabalho de pesquisar mais sobre a vida delas. Saber se alguém já escreveu um livro ou trabalhou fora do país, por exemplo, são boas maneiras de fortalecer a confiança. "E isso é bem simples de fazer, mas não se deve ser invasivo demais. Uma breve checada no perfil da pessoa no LinkedIn, por exemplo, é suficiente para aprender mais sobre alguém", explica Bradberry.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

comments