5 dicas para ter uma boa saúde financeira

Postado em Notícias

De acordo com Paul Sullivan, especialista em finanças e prosperidade financeira, "Acreditamos que o dinheiro tem um valor que vai além do que se pode comprar e isso as impede de pensar com clareza sobre seu dinheiro e o que fazer com ele".

noticia 111687
Em uma entrevista com a América Economía, Paul Sullivan, o prestigiado escritor americano e autor de "The Thin Green Line: the money secrets of the super wealthy" falou sobre a diferença entre ser próspero e ser rico e depois compartilhou alguns conselhos para ter uma boa saúde financeira.

O especialista esteve de passagem no Chile no marco da conferência regional de investimentos "Os segredos para usar bem seu dinheiro e aumentar suas finanças", organizada pela AFP Capital, uma empresa de SURA Asset Management Chile.

1. Por que é mais importante a prosperidade do que a riqueza?
Pensei muito nisso antes de vir ao Chile. A diferença é que quando se é próspero, você tem opções sobre o que você quer fazer na vida, por exemplo, visitar os netos, viajar de avião ou ir à Disney. Sem dúvida, quando se está do lado da riqueza, inclusive quando se arrecada milhões de dólares ao ano, não se tem controle sobre a vida. Não acredito que ninguém, apesar de todo o dinheiro do mundo, queria estar nessa posição. Eu quero tomar decisões. Se quero ter um dia livre ou levar meus filhos ao zoológico, quero que seja eu que tome as decisões.

2. Quais são os passos para alcançar a verdadeira prosperidade?
Existem quatro coisas que se pode fazer com o dinheiro independente de onde você vive. Você pode guardar, gastar, doar ou pode pensar nele, inclusive de maneira boa ou má. Então, qual é o segredo? As pessoas que prosperam, não importa o quanto ganham, são muito conscientes do dinheiro que têm. Em contrapartida, os ricos têm um monte de dinheiro, mas nunca fazem a diferença entre o que necessitam e o que querem em sua vida. Como consequência, não são capazes de tomar as decisões que são possíveis quando se leva uma vida próspera.

3. Por que as pessoas, inclusive as ricas, nunca encontram a prosperidade?
Porque existe uma carga psicológica que está vinculada ao dinheiro. As pessoas pensam que o dinheiro tem um valor que vai além do que se pode ou não comprar, e isso as impede de pensar com clareza sobre seu dinheiro e o que fazer com ele.

4. Como guardar, gastar e investir nosso dinheiro de boa maneira?
Acredito que o mais importante é se dar conta do que você pode controlar e o que não pode controlar. Muito frequentemente as pessoas confundem os resultados que não podem ser controlados com poupança e investimentos que podem ser controlados.

Os mais prósperos pensam nas coisas que podem controlar, esses têm certeza do dinheiro de cada mês, poupam uma certa quantidade de dinheiro por ano e investem.

5. Como tomar melhores decisões financeiras?
Escreva com as 10 coisas que mais necessita e do outro lado, 10 coisas que você mais quer. Então, se pergunte: o que é que eu realmente necessito e o que é que eu realmente quero?

Fonte: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/ 

comments