Obras do Calçadão da Rui Barbosa em Itabuna atingem 50% do previsto

Postado em Notícias

A segunda fase da revitalização do Calçadão da Rui Barbosa que está sendo executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) prossegue com a finalização do contrapiso – fase que antecede à colocação do piso composto de lajotões em concreto armado. Já foram alcançados cerca de 50% das obras que visam embelezar uma das artérias comerciais do centro de Itabuna, mas que foram paralisadas em 2012 pela administração passada.

No local, equipes da Sedur e Emasa trabalharam em horário especial, inclusive nos finais de semana, para a revisão das redes hidráulica e elétrica, recuperação de rede coletora de esgoto e na construção de rampas de acessibilidade e a aplicação do contrapiso. O piso padronizado e uniformizado será diagramado e em alguns locais será direcional para facilitar a acessibilidade.

Com a conclusão das obras, os comerciantes contarão com uma melhor estrutura ao longo dos 2.000 metros quadrados do calçadão entre a Travessa Adolfo Leite e a Rua Alício de Queiroz. Além do piso o calçadão receberá a instalação de bancos fixos de cimento e madeira e novo sistema de iluminação. "No calçadão também serão colocadas duas faixas de piso táctil para facilitar a locomoção de pessoas com deficiências visuais", explica o diretor de Obras da Sedur, engenheiro Alfredo Melo.

O Calçadão da Rui Barbosa receberá mesmo modelo de piso já aplicado na primeira fase ainda em 2012. Devido a essa exigência da Sedur a obra sofrerá um pequeno atraso. "A fábrica teve que fazer o pedido da forma apropriada, o tempo de cura do material é de no mínimo 20 dias. Somente após a maturação é que o piso poderá ser aplicado. Mas vamos deixar o calçadão todo limpo até que o piso seja aplicado", explica o responsável pela obra Sidnei Aguiar.

A revitalização do Calçadão é aguardada há pelo menos 15 anos por comerciantes, prestadores de serviço e moradores da Rui Barbosa. A urbanização é tida como essencial porque naquela localidade estão instaladas pelo menos 220 lojas com mix de serviços nas áreas de tecidos, confecções, armarinhos, móveis, medicamentos, acessórios e sapatarias, padaria, restaurantes e lanchonetes.

__________________

Prefeitura de Itabuna

Secretaria de Comunicação

Texto: Lorena Guimarães

Foto: Gabriel de Oliveira

comments