Franquia é a melhor opção para evitar crise em 2015

É notável que as redes de franquias vem aumentando ano após ano. Isso se deve à grande vontade dos brasileiros de abrir seu próprio negócio com baixo investimento e receber bons frutos financeiros. Uma ótima opção para os maus ventos que devem soprar em 2015.

Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, o Brasil ocupa a 6ª posição no ranking por unidades franqueadas, atrás dos EUA, China, Coréia do Sul, Japão e Filipinas. De acordo com o levantamento, o número de redes em operação no País aumentou 11,4%, para 2.703. Só em 2013, 277 novas franquias surgiram no mercado, somando um faturamento de 115 bilhões de reais - bem acima do crescimento do PIB no mesmo ano.

Abrir uma franquia é uma excelente oportunidade, tenha você experiência na área de negócios ou não. Independente da sua idade ou região, o franqueado sempre terá uma fonte de experiência da franqueadora, fazendo assim parte de uma rede continuamente em expansão e visibilidade. Confira abaixo algumas redes que estão em franco crescimento:

Paulo Roberto Leardi

Quando o assunto é franquias, logo pensamos nas marcas de alimentação, educação ou moda. Mas se tem um segmento com grande potencial para esse formato é o mercado imobiliário. Com mais de 95 anos de tradição, a Leardi iniciou o processo de franquia da sua marca em 2012. De lá para cá, já são 36 unidades no estado de São Paulo e em Brasília. O franqueado conta com todo o apoio de quem conhece o segmento há quase um século. “Durante todos estes anos de experiência, a Leardi atravessou vários momentos da história do País passando por inúmeras mudanças de moeda, de governo, legislação e muitas crises nacionais e internacionais. Aprendemos com tudo isso e formatamos um modelo de negócio de sucesso e que transmite todo o nosso know-how aos franqueados”, afirma Germano Leardi Neto.

Franquia Paulo Roberto Leardi:
Investimento: 110 mil
Taxa de franquia: 40 mil
Lucro: 18 a 25%
Retorno do investimento: 18 a 24 meses

Global Study

A Global Study tem como missão democratizar o acesso ao intercâmbio, oferecendo vários destinos com pacotes que incluem passagem aérea, acomodação, escola e às vezes até um emprego no país de destino. Tudo isso com parcelas que cabem no bolso de quem busca novas oportunidades tanto na vida profissional quanto pessoal. A empresa está em operação desde 2007. Mais de 2.500 alunos já viajaram com o apoio da Global Study, que possui parceria com as melhores escolas dos países mais procurados, entre eles EUA, Canadá, Inglaterra e Irlanda. Agora, a companhia busca a expansão pelo sistema de franquias. Além das inúmeras vantagens ao estudante, a Global Study também é uma ótima opção para quem quer investir. Por meio de uma gestão diferenciada, a empresa oferece uma boa margem de lucro ao franqueado com uma operação bastante simples. Motivos para investir não faltam. O mercado está para lá de aquecido. Segundo dados da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais só ano passado, mais de 175 mil brasileiros viveram essa experiência. Um negócio que cresceu 30% só em 2013, movimentando cerca de 2 bilhões de reais.

Franquia Global Study:
Investimento: 80 a 100 mil
Taxa de franquia: 30 mil
Faturamento médio: 100 mil
Lucro: 20%
Retorno do investimento: 12 a 18 meses

Encontre Sua Viagem

Viajar nunca foi tão fácil! Isso porque desde 2011 foi fundada a Encontre Sua Viagem, uma rede de franquia ligada ao grupo American Tour, que visa facilitar a busca por passagens nacionais e internacionais, hotéis, pacotes de viagens, locação de veículos, seguro viagem e até cruzeiros. Com taxa de franquia a partir de R$ 3.000,00 reais e mensalidade fixa de R$ 175,00 (não há cobrança de royalties) no modelo home-office, o franqueado consegue atingir um faturamento que vai de R$ 5 mil até R$ 100 mil por mês. Quem quiser aumentar ainda mais a sua possibilidade de ganho pode investir no modelo quiosque ou loja física. Na modalidade quiosque o ideal é ter dois funcionários. A taxa de franquia é de R$ 15 mil e a mensalidade R$ 300. O faturamento médio varia entre R$ 100 e R$ 200 mil. Na loja física, que contempla cerca de quatro funcionários, a taxa de franquia é de R$ 25 mil e a mensalidade R$ 350. Neste caso, o faturamento gira em torno de R$ 400 mil por mês. O mais interessante é que a franqueadora parcela o investimento em até doze vezes.

Franquia Encontre Sua Viagem:
Formato Home-office
Investimento: 3 mil