Receita Federal liberou consultas a quarto lote

A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014 estará disponível a partir das 9h desta segunda-feira (8). Ao todo, 2.020.902 contribuintes serão contemplados. Os valores disponibilizados que somam mais de R$ 2,2 bilhões, serão creditados no dia 15.

Os montantes são corrigidos pela Taxa Selic. Para saber se a declaração está liberada, deve-se acessar a página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone (146). Na consulta à página da Receita (serviço e-CAC), é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Também é possível realizar a consulta por meio de um aplicativo para tablets e smartphones.

Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição. Se o valor não for creditado, o contribuinte buscar informação numa agência do Banco do Brasil, ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Fonte: http://www.correio24horas.com.br