Confiança do consumidor em agosto recua 4,3%, diz FGV

Postado em Economia

A confiança do consumidor caiu 4,3% em agosto, após subir 3,0% em julho e 1,0% em junho, sempre na comparação com o mês imediatamente anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 25, ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal. Em agosto, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 102,3 pontos.

Este é o menor nível da confiança desde abril de 2009, quando estava em 99,7 pontos. "A confiança do consumidor diminui e decepciona aqueles que esperavam a reversão da tendência de queda iniciada em 2012. Novamente o resultado foi influenciado pela insatisfação dos consumidores com o estado geral da economia", informou a FGV, em nota. Em relação a agosto de 2013, houve queda de 9,5% do ICC.

O resultado foi influenciado tanto pela percepção sobre o momento corrente quanto pela confiança em relação ao futuro. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 5,1%, ao passar de 113,0 para 107,2 pontos. No mês anterior, o ISA havia subido 3,1%. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,1%, de 101,2 para 100,1 pontos. Em julho, o indicador havia avançado 0,5%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 20 de agosto.