Itabuna gerou mais de 800 empregos em julho

Postado em Economia

No acumulado deste ano. Dados divulgados na quinta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho mostram que as empresas de Itabuna registraram 7.410 contratações e 6.596 demissões entre janeiro e julho. O saldo de 814 vagas é um dos melhores dos últimos 10 anos. construcao

De acordo com o MTE, julho foi o melhor mês para encontrar uma colocação em uma das empresas do município. No mês passado foram registradas 1.115 contratações e 806 demissões, o que resultou em saldo de 309 vagas. Foi também o melhor mês de julho em 10 anos.

No mês passado, os resultados mais expressivos foram apresentados pela construção civil e serviços, sendo que o segundo setor registrou 426 contratações e 248 demissões, com saldo de 178 empregos com carteira assinada.

A construção civil abriu 133 novas vagas para cargos de pedreiro, ajudante, técnico de segurança do trabalho, carpinteiro e encarregado de obras. Foram 222 contratados e 89 dispensados. Já a indústria de transformação teve um desempenho tímido, com saldo de apenas 27 empregos.

Negativo

O mês passado não foi ainda melhor por causa do resultado ruim registrado no comércio, que demitiu 322 e contratou 271, criando um déficit de 51 vagas. No acumulado no ano, Itabuna registra saldos expressivos na construção civil, serviços e indústria de transformação.

Juntos, os três setores acumulam saldo de 796 postos de trabalho, sendo que somente na construção civil foram abertas 347 novas vagas nos primeiros sete meses deste ano. Em segundo lugar aparecem as empresas do setor de serviços, com 237.

Segundo o Ministério do Trabalho, em 2014 o desempenho de Itabuna em relação a geração de novos empregos é o melhor dos últimos 5 anos. Nos primeiros 7 meses de 2013, o município acumulou saldo negativo de 568 vagas. Em julho do ano passado as empresas eliminaram 440 vagas.

De janeiro a julho de 2012 as empresas de Itabuna registraram saldo de 201 empregos, enquanto no mesmo período do ano anterior foram abertas 275 vagas. Já 2010 foi o ano em que o desempenho ficou mais próximo do atual. Naquele ano houve saldo de 513 postos de trabalho.

FONTE: Jornal A Região