FIEB e Prefeitura discutem importância de Itabuna como centro de logística

Postado em Itabuna

O prefeito Claudevane Leite, recebeu nesta quarta-feira dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), tendo à frente o 1º vice-presidente da instituição, Ricardo Alban, que vieram a Itabuna apresentar os projetos de interiorização e de uma unidade do Complexo Sesi/Senai. na rodovia Ilhéus-Itabuna. Durante a reunião os representes da FIEB destacaram que a visão da federação é de longo prazo, considerando que Itabuna tem um grande potencial de desenvolvimento, a partir das políticas de estímulo do governo local, que vem apoiando o segmento empresarial, notadamente de micro e pequenas empresas, buscando a atração de novos investimentos.

Segundo Ricado Alban, a FIEB quer ajudar a compensar uma dívida que a Bahia tem com a região e com Itabuna que, por muitos anos, sustentaram a economia do estado. "Estamos ao lado das administrações que desejam promover o desenvolvimento econômico e social, por meio do estímulo ao investimento", afirmou Alban, destacando que a FIEB quer tornar-se mais efetiva na região, oferecendo cursos e preparação técnica, atendendo a demanda social de emprego, na formação profissional para o mercado. A FIEB vislumbra que Itabuna ganhará mais impulso com a chegada do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste.

Compartilhando da mesma projeção, Vane incluiu como vetores de desenvolvimento a médio prazo, a chegada da Universidade Federal do Sul da Bahia e do gás natural. O prefeito disse que o planejamento municipal antevê para Itabuna, pela sua posição regional e a passagem de duas rodovias, a implantação de um polo de logística, que vem sendo avaliado e apoiado pela administração, com apoio das entidades de classe do município e - segundo o dirigente da instituição - também pela FIEB, já que, afirmou Alban, Itabuna faz parte da estratégia de interiorização e desenvolvimento da indústria desenvolvida pela federação.

Já o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, lembrou a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial no ano passado e da doação recente pela Prefeitura de duas áreas no Centro Industrial, que somam 138 mil metros quadrados, para a implantação de 22 empresas de diversos segmentos, que deverão gerar 1.300 empregos diretos e outros 1.650 indiretos. As áreas ficam às margens da BR-415, nas proximidades da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Ferradas.

O COMPLEXO SESI/SENAI

Os dirigentes da FIEB apresentaram ao prefeito o projeto de construção da Unidade Integrada Sul, no Km 13 da rodovia BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna. Segundo Ricardo Alban, a unidade está sendo construída para atender à demanda das indústrias instaladas no sul da Bahia. Terá área construída de 6.662 metros quadrados e deverá ser inaugurada já no próximo ano. O início das obras só depende apenas da liberação dos órgãos ambientais.

O complexo custará R$ 18,6 milhões e contará com dois prédios. Em um deles vai funcionar o Serviço Social da Indústria (SESI), que prestará atendimentos nas áreas de saúde e educação. A unidade contará com 11 consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, raios-x, sete salas de aula e quatro laboratórios. O outro prédio será do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e terá com 11 salas de aula, sete laboratórios e galpão para as aulas práticas para atendimento na área de educação profissional, incluindo o PRONATEC.

Além dos dirigentes da FIEB, participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Luiz Ribeiro, os secretários municipais Marcos Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, e Lanns Almeida Filho, da Agricultura e Meio Ambiente; além de empresários locais e assessores da federação industrial baiana.

Prefeitura de Itabuna

Secretaria Municipal de Comunicação