3 SEGREDOS DOS EMPREENDEDORES BEM-SUCEDIDOS

gestao startup

Foco leva ao sucesso. Num mundo onde a capacidade de focar é mínima, aqueles que conseguem saem na frente. Apesar desta ser uma verdade quase absoluta, muitos empreendedores se esquecem do básico. Você só consegue fazer uma coisa (benfeita) por vez. Como não sou capaz de definir "sucesso" (dinheiro? saúde? curtidas no Facebook?), prefiro me concentrar em três ideias práticas que podem ajudar os empreendedores a avançar na sua batalha diária.

Meditação Mindfulness está na moda. Isso é bom e ruim. Bom, porque é muito legal que cada vez mais as pessoas se conscientizem de que é no momento presente que as coisas acontecem. Ruim, porque a maioria fica na superficialidade do conceito e, portanto, não consegue de fato usar essa ferramenta tão poderosa para mudar suas vidas. Por isso, decidi focar aqui no elemento central do conceito de mindfulness, a boa e velha meditação. Diversos estudos provam os benefícios que a meditação traz, sendo o principal deles a capacidade de "zerar" a mente para enfrentar novos desafios, e tomar mais e melhores decisões. Sem nenhum tipo de ligação com dogmas, crenças e religiões, recomendo a leitura deste livro para a iniciação desta prática que, sem dúvida, vai te beneficiar.

Minimalismo Nosso cérebro não está preparado para realizar mais de uma tarefa a cada momento. É um fato. Quando forçamos o modo multitarefa, ele pifa. Como normalmente empreendedores estão neste modo, dá para entender porque vivemos com tanto estresse e tomamos tantas decisões ruins sem percebermos. Uma das formas mais eficazes de evitar isso é reduzir a quantidade de "coisas" que chegam até você. Quanto menos decisões você tiver que tomar no dia-a-dia, melhores serão as que sobram. Pense: a cada manhã, antes de sair de casa, você toma uma série de decisões que gastam a sua "memória RAM" para o resto do dia. Que roupa vestir, que notícias ler, que bagunça arrumar, que facebook, whatsapp, twitter atualizar... O minimalismo como estilo de vida busca evitar justamente isso. A proposta é ajudar a focar no que é realmente relevante para você, sem distrações. Para uma iniciação ao tema, recomendo a leitura deste site e deste outro.

Concentração Como último ponto e, de certo modo, resumo dos demais, acho fundamental falar sobre a "arte de se concentrar", o que não é fácil. Mais uma vez, nosso cérebro não está preparado para essa tarefa. Nossa capacidade de concentração é muito reduzida. Quando juntamos isso às infinitas distrações do dia-a-dia, nos tornamos pouco criativos e muito improdutivos. Aqui o truque é novamente aceitar o momento presente. Sugiro o seguinte exercício: busque conversar com três pessoas que você considera altamente produtivas e, de certo modo, felizes. Entenda suas rotinas diárias, a forma como tomam decisões. Certamente você verá nelas uma alta capacidade de concentração nas ações que estão executando. Nessa época pós-Olimpíada, pense nos esportistas de elite. O nadador e a corredora, quando estão competindo, estão concentrados. O foco é chegar à meta. Em primeiro lugar. Eles sequer estão pensando nos seus competidores. Eles se concentram no melhor que podem fazer naquele momento com seus próprios corpos. Se isso for suficiente para chegar na frente, ótimo! Se não for, sem dúvida eles sabem que chegaram no seu limite e vão aprender com aquela competição para melhorar no futuro. Como exercício adicional, veja muitas competições de esportes individuais (atletismo, natação etc.) para entender o que estou falando aqui. A lição sobre concentração é garantida.

Em meus anos como empreendedor e estudioso do assunto, percebi que a capacidade de focar e ter atenção plena é fundamental para a sobrevivência dos negócios e para a evolução profissional. Qualquer esforço para melhorar nesse sentido vale a pena. Eu garanto.

As informações deste artigo refletem apenas as opiniões do autor, e não da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Fonte: www.revistapegn.globo.com