Bahia está no centro das estratégias para 2º turno das eleições

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Os  10 milhões de eleitores da Bahia deverão estar no centro das atenções dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno das eleições deste ano no próximo dia 26. De um lado, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), conseguiu no estado 4,1 milhões de votos e deverá trabalhar para manter ou ampliar a vantagem em relação ao senador Aécio Neves (PSDB), que alcançou 1,2 milhão de votos e tentará, ao menos, diminuir a vantagem por aqui.

Em um primeiro turno no qual a diferença da primeira colocada para o segundo foi de 8,3 milhões de votos, que representaram oito pontos percentuais, a Bahia contribuiu com 3 milhões de votos para a primeira colocada. Ou seja, deu a Dilma 36% da vantagem registrada em relação a Aécio. Foi, de longe, a maior frente que ela teve em relação ao tucano em números absolutos e, percentualmente,  a quarta maior vitória, atrás do Piauí (70%), Maranhão (69,5%) e Ceará (68%).

O resultado por aqui foi quase tão importante para Dilma quanto a vitória em São Paulo foi para Aécio. Lá, o tucano alcançou a maior vitória em número de votos no primeiro turno. Foi o escolhido por 10,1 milhões de eleitores, somando 44% dos votos válidos, contra 5,9 milhões, 25,82% de Dilma. O estado do Sudeste deu a Aécio Neves uma diferença favorável de 4,2 milhões de votos.

Um dos sinais de que Aécio tem espaço para crescer aqui no estado está na diferença entre a votação alcançada pelo candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, e a dele. Aécio teve apenas metade dos 2,4 milhões de votos do candidato apoiado por ele para o governo do estado, o que indica uma margem de crescimento de 1,2 milhão de votos. Isso sem contar mais 1,2 milhão de votos, que foram dados à candidata do PSB, Marina Silva, que também entrarão na disputa.

Cientes da importância do estado no processo que vai definir o próximo presidente do país, os dois principais líderes do governo e de oposição no estado – o governador Jaques Wagner (PT), que apoia Dilma, e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ao lado de Aécio – já avisaram que trabalharão muito pelos seus candidatos.

Se Wagner pretende reunir-se hoje com a presidente Dilma para traçar as estratégias eleitorais deste segundo turno, Neto já esteve ontem em São Paulo com o comando da campanha tucana para traçar os rumos de Aécio na região Nordeste.

Ainda no domingo, quando falou a respeito do resultado da eleição na Bahia, Neto avisou que a prioridade política até o próximo dia 26 será trabalhar pela eleição de Aécio. Para ele, uma possível vitória do aliado seria bastante positiva para a cidade de Salvador.

“Neste segundo turno estou muito confiante na vitória de Aécio. Claro que se Aécio for presidente   a gente tem uma correlação política completamente diferente da fotografia atual. É claro que com Aécio presidente Salvador vai ter muito mais e a Bahia também”, afirmou.

O governador Jaques Wagner disse ontem em entrevista para uma emissora de rádio que está indo para Brasília hoje para tratar de assuntos do estado e traçar com a presidente Dilma os planos para o segundo turno. “É importante que ela reforce a campanha dela no Brasil e aqui”, falou. Rui Costa afirmou ontem que em alguns casos a estratégia será manter a votação que a presidente teve no estado e, em outros, será de tentar ampliar.

PolarizaçãoDe 1994 para cá, quando o PSDB e o PT iniciaram uma polarização na disputa pela Presidência da República que já dura 20 anos, o eleitorado baiano vem se dividindo entre os dois grupos. Em 1994 e em 1998, a Bahia votou majoritariamente no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que derrotou o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva. Naquelas ocasiões, FHC venceu sempre no primeiro turno. Em 2002, quando chegou ao poder, o ex-presidente Lula venceu o tucano José Serra (PSDB) aqui na Bahia. Quatro anos depois, alcançou o patamar de 4,2 milhões de votos no primeiro turno e 5,1 milhões no segundo, contra Alckmin. Há quatro anos, a atual presidente, Dilma Rousseff (PT), foi eleita com frentes de 2,5 milhões no  primeiro turno e de 2,7 milhões no segundo turno no estado – vantagem parecida à que teve sobre Aécio neste primeiro turno. Colaborou Clarissa Pacheco.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br

As oito lições das melhores franquias do mercado

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Nada mais óbvio: o caminho para o seu sucesso envolve conhecer a história de quem ficou rico franqueando a sua empresa. Ao ouvir como as marcas se transformaram em casos de sucesso, é possível entender mais sobre as suas estratégias, a maneira como lidam com franqueados e clientes, entre uma série de outros pontos fundamentais. Confira as lições que algumas das melhores franquias deixaram no mundo dos negócios.

1ª - Planejamento - Nada de ir descobrindo conforme você já está com as mãos na massa. Antes de decidir pela expansão da sua marca, você precisa fazer um levantamento detalhado de mercado. É com o planejamento que você aborda questões como a quantia e taxas dos franqueados, quantas unidades podem ser abertas no primeiro ano, as formas de propaganda, a pesquisa de público-alvo, enfim, todos os fatores fundamentais para transformar sua empresa em franquia.

2ª - Crescer, mas com flexibilidade - Na medida em que a empresa começa a se desenvolver e a crescer no mercado, novas ideias, recursos e parceiros entram em jogo e podem mudar o negócio. Por um lado, a nova visão pode trazer informações importantes para o dia a dia da empresa, mas, por outro, é necessário tomar cuidado para não acabar perdendo a identidade.

O Mc Donalds, maior franquia do ramo alimentício com mais de trinta mil unidades em 121 países, enfrentou o desafio de crescer rapidamente sem sofrer riscos de perder sua essência. Apesar do design padrão de suas lojas e o cardápio modelo para todas as franquias do mundo, a rede de fast food também procura incorporar elementos locais tanto na aparência como nos produtos à venda. Alguns exemplos são os lanches servidos especificamente em alguns países, incluindo ingrediente e hábitos locais.

3ª - Seja conservador nos investimentos - Todo bom empreendedor adora riscos, mas isso não significa perder contato com a realidade. O que bons empresários fazem é arriscar aquilo que estão dispostos a perder, e não tudo o que tem. Inicialmente, o bom empreendedor deve gastar o mínimo possível, pensando sempre no amadurecimento natural de sua empresa. No futuro, as lições aprendidas no início, as pequenas perdas toleráveis e o primeiro cliente servirão de base para investimentos muito maiores. Testar novas ideias, ganhar confiança, experiência e deixar que o lucro venha com o tempo, sem loucuras, são dicas importantes.

4ª - Invista em propaganda - Não adianta nada fazer o melhor produto do mundo se ninguém conhece o que você faz. É por isso que dizem: a propaganda é o segredo do negócio. Bem trabalhada, ela pode ser o diferencial da empresa. É com ela que a sua marca poderá contar para ter aumento de clientes e de parceiros interessados em fazer a sua marca crescer.

Um bom exemplo é a Subway. A rede de lanches ficou famosa por, desde a sua fundação em 1981, permitir que os clientes escolham os ingredientes do seu sanduíche. A franquia que, atualmente conta com 1400 restaurantes no Brasil e fatura cerca de dez bilhões de dólares em mais de 100 países no mundo, investe na sua publicidade em vários fronts: de dois anúncios milionários no intervalo do Futebol Americano no Superbowl, o evento esportivo mais assistido no mundo, na ponta de lança da estratégia de marketing na televisão até propagandas em novas plataformas em várias partes do mundo.

5ª - Não tenha medo da concorrência - Jamais tenha medo de enfrentar a concorrência, mesmo que sua empresa ainda não esteja estabelecida. A coragem, neste momento, é importante para trazer diversos ‘‘admiradores‘‘.

Veja o exemplo da Cacau Show. No disputadíssimo mercado de chocolate, a empresa buscou espaço no nicho de produtos mais baratos. No início, pouca gente acreditou que uma marca iniciante poderia disputar espaço com as líderes do mercado de chocolate. Hoje, com mais de mil franquias em todo Brasil, a marca tem faturamento de dois bilhões de reais e é uma das mais reconhecidas do segmento. É importante ter noção de que a concorrência entre empresas nunca termina. No caso da Cacau Show, o seu sucesso significou, em pouco tempo, a chegada de novas entrantes como a Brasil Cacau, da Kopenhagen.

Se o investidor se estabelecer na zona de conforto, sem tentar estabelecer ‘‘confronto‘‘ com as concorrentes, seu produto ficará para trás e não conseguirá destaque no mercado.

6ª - Pense bastante no seu público - Outro segredo para o sucesso de seu negócio é entender quem vai utilizar os produtos e serviços que você vende. Afinal, é o aval do público que garante sucesso para você e o seu franqueado. Antes de entrar no mercado, faça (ou contrate quem faça) pesquisa de mercado para entender como os consumidores olham o seu setor e como reagiriam à sua franquia.

Quando a sua atuação como franqueador começar, o próximo passo é manter seus clientes felizes. Veja o caso da Boticário. A empresa, uma das maiores de cosméticos do Brasil, ficou em primeiro lugar no ranking de melhor atendimento ao cliente em 2013 e isso garante bons resultados. O faturamento no ano foi de 8 bilhões de reais. Se o cliente está feliz, é bem mais fácil garantir a tão falada fidelização. Ou, em outras palavras, que ele volte a comprar da sua empresa e dos seus franqueados.

7ª - Capacidade de adaptação da marca e suas franquias - Não é porque a empresa está bem solidificada em um setor que não pode tentar avançar até outros nichos. A O Boticário é um exemplo disso também. A empresa, que atuava na venda direta de cosméticos, principalmente com revendedoras que vendiam os cosméticos de casa, passou a criar lojas em shoppings para vender os produtos como presentes.

A ideia, na época pouco usual, gerou restrições de especialistas e dúvidas. Alguns inclusive falaram que a empresa estaria perdendo o foco. Atualmente, o foco no shopping se transformou em um dos grandes destaques da empresa e um dos segredos para o crescimento. Em 2013, a empresa contava com mais de três mil franquias nesse modelo espalhadas pelo mundo.

8ª - Comece com o pé direito - Quando a franquia começa, precisa impressionar. Se for loja, por exemplo, precisa ter uma loja piloto que mostre todos os padrões a serem usados nas outras unidades da franquia. É nela onde o franqueador poderá testar produtos e serviços, onde procedimentos operacionais são examinados com o objetivo de desenvolver o melhor fluxo de trabalho para atender o consumidor e incrementar a lucratividade do negócio. Exemplificando, a loja piloto é o local onde tudo acontece, onde tudo toma forma.

A falta de padrão na loja matriz pode dificultar muito na expansão da marca. Se ela não funcionar da maneira correta, todas as outras unidades terão seus conceitos e padrões modificados, como as diferenças de preços, atendimento, estocagem, sistema de reposição e outros.

José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.

FONTE: http://www.varejista.com.br

Novo SAC Itabuna será entregue em outubro

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A unidade, que terá seu horário de atendimento expandido, passará a funcionar no Shopping Jequitibá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com melhorias em sua estrutura física. O investimento da obra, estimado em mais de R$ 1 milhão – R$ 700 mil por parte do empreendimento comercial e pouco mais de R$ 300 mil pelo Governo do Estado – adequou a unidade ao padrão adotado nos postos SAC de todo o estado, a partir de projeto arquitetônico que prevê recepção climatizada mais ampla e organizada, mobiliário e equipamentos eletrônicos modernos e nova sinalização para as unidades de serviços: tudo para oferecer ao cidadão maior conforto e um atendimento de qualidade. A unidade terá capacidade para realizar mais de 27,5 mil atendimentos mensais.

O novo SAC de Itabuna vai contar com o mesmo número de órgãos parceiros: Secretaria de Segurança Pública (SSP), para emissão da carteira de identidade e certidão negativa de antecedentes criminais; Receita Federal, para emissão do CPF; Planserv; Detran; Previdência Estadual; Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF); SineBahia; Tribunal de Justiça e Sefaz Estadual – este último em substituição da Coelba.

"É de grande interesse do Estado a melhoria da qualidade do serviço público prestado ao cidadão. Pensando nisso é que investimos no reaparelhamento do SAC Itabuna, que entrará em funcionamento já com o padrão de atendimento adotado em toda a rede", declara o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Situada no Território de Identidade Litoral Sul, o SAC Itabuna atende a uma população composta por mais de 218 mil habitantes, com uma média anual de 240,4 mil atendimentos. As obras para melhoria da infraestrutura do posto foram iniciadas em agosto de 2013 e, desde então, os serviços têm sido ofertados em unidades descentralizadas de atendimento situadas na cidade.

Atualmente, a Rede SAC conta com 55 unidades de atendimento em todo o território baiano, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 17 pontos avançados do SAC, os Pontos Cidadão, e três rotas do SAC Móvel, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento em todo o estado.

FONTE: http://www.agora-online.com.br

Entenda o que é o Coaching Executivo

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Coaching executivo é uma parceria profissional, estabelecida com transparência, confiança, ética, objetivos específicos, planejamento e metas a serem alcançadas pelo coachee (profissional ou time de profissionais),que contará com a facilitação do coach (profissional) para maximizar performance.

O coach conduz um processo de Coaching personalizado, para facilitar o autodesenvolvimento,novas responsabilidades e descobertas, para que o Coachee atinja as metas traçadas. Para tanto, tem que haver comprometimento pessoal para a obtenção de resultados. O processo de coaching invariavelmente envolve crescimento e mudanças, sejam elas de perspectivas,atitudes, comportamentos, dentre outras descobertas.

O processo de coaching se dá por meio de sessões, entre oito a dez, individual e periódica,com duração média de 1h30.O coaching executivo é um valioso instrumento para gestores de T&D/RH, empresários,líderes e profissionais liberais que buscam soluções, potencializando o ACHE (Atitude, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo).

Afinal, a valorização do capital humano nas organizações é meta do RH estratégico e sustentável, que em conjunto com seus dirigentes buscam excelência naquilo que fazem, desenvolvendo talentos, otimizando tempo, recursos e potencializando resultado.

FONTE: http://revistagestaoenegocios.uol.com.br