Novas usinas de álcool são inauguradas no extremo sul da Bahia

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O governador Jaques Wagner participa, nesta segunda-feira (17), da inauguração de duas usinas de álcool no extremo sul da Bahia. Às 9h, em Lajedão, a 883 km de Salvador, será inaugurada a unidade da União Industrial Açucareira Ltda (Unial) e às 10h, em Ibirapuã, a 892 km, a Destilaria de Álcool Ibirapuã (Ibirálcool).

Segundo dados da Unial, estão sendo gerados dois mil empregos, a média mensal de recolhimento de ICMS dos últimos quatro meses foi de R$ 760 mil, sendo injetados na economia de Lajedão R$ 5 milhões por mês.

Ibirálcool

Com investimentos de mais de R$ 150 milhões, esta nova unidade apresenta capacidade de moagem inicial de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Para os próximos quatro anos, novos investimentos, em torno de R$ 400 milhões, permitirão triplicar a capacidade de moagem. Inicialmente, a Ibirálcool empregará cerca de 700 pessoas, majoritariamente do entorno de Ibirapuã.

Bahia é destaque em ranking de pequenas e médias empresas com maior crescimento

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A Bahia é destaque na pesquisa “As PMEs que Mais Crescem 2011”, realizada pela Deloitte – uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo – em parceria com a revista Exame PME. Este ano 13 pequenas e médias empresas baianas aparecem no ranking das 250 organizações que registraram maior aumento de receita líquida ao longo dos últimos três anos (2008, 2009, 2010). No ano passado, cinco empresas baianas aparecerem no seleto grupo das 200 que mais crescem no País.

A pesquisa aponta quais são as PMEs brasileiras que expandem seus negócios com maior velocidade e indica como elas estão administrando os seus custos, investimentos, preços e rentabilidade. Em 2011 o estudo trouxe uma novidade: um ranking das 10 PMEs que mais crescem em cada região do Brasil. Desse total cinco são empresas baianas: Tecvan Informática (3ª); Acqua Pescados (4ª); Natural Gurt (6ª); A Geradora (7ª); Avansys Tecnologia (9ª). O Ceará aparece com três destaques e Pernambuco com dois.

Além de apontar o ranking das PMEs que mais expandem seus negócios no País, o estudo identifica o que determina a eficiência nos novos tempos da economia. As empresas de melhor desempenho foram incluídas em um ranking publicado na edição de agosto/setembro da revista Exame PME.

Como pertencem ao grupo que expande seus negócios com maior velocidade, as visões dessas empresas que compõem o ranking das 250 PMEs que mais crescem podem, sem dúvida, servir de parâmetro de eficiência para todas as pequenas e médias empresas do mercado brasileiro.

Todas as empresas são de origem brasileira e a maior concentração está na Região Sudeste (59%) e Sul (20%), com destaque para o Estado de São Paulo, onde 37% das empresas do ranking estão sediadas.

As PMEs possuem atividades econômicas diversificadas, contemplando grande parte dos setores econômicos no Brasil, com predominância de representantes da indústria da transformação (32%), informação e comunicação (20%), comércio (16%) e construção (8%). Juntas, as empresas totalizaram receitas líquidas de R$ 12,26 bilhões, com crescimento médio anual de 36% entre 2008 e 2010.

Assessoria de imprensa Deloitte

Itabuna vai ter novo Atacadão

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Considerado um dos maiores e bem sucedidos varejistas e atacadistas do país, o Walmart Brasil estará instalando um novo formato de loja em Itabuna. Os consumidores itabunenses e da região deverão ganhar uma loja da bandeira Maxxi Atacado prevista para ser inaugurada em 2012, com a construção devendo começar ainda este ano.

O anúncio do novo empreendimento será feito nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 11h, em reunião no gabinete do Prefeito José Nilton Azevedo Leal com a presença do representante do Walmart Brasil, Fernando Nogueira, diretor de licenças. O empreendimento vai ficar localizado nas proximidades da sede da Coelba e da Churrascaria Los Pampas.

“Este é mais um esforço de nossa gestão em oferecer à população a atração de empresas competitivas que ofereçam preços acessíveis especialmente às camadas mais carentes e que ofereçam a oportunidade da geração de mais empregos”, declara com entusiasmo o Prefeito Capitão Azevedo.

A empresa

O Maxxi é o formato atacadista do Walmart Brasil. Dividido nas áreas de açougue, laticínios, hortifruti, bazar, eletro, informática, pneus, limpeza, bebidas, mercearia, bomboniere, congelados e higiene, o Maxxi vai atender tanto o pequeno comerciante como o consumidor final, oferecendo produtos e serviços diferenciados, inclusive maquinários específicos para os que atuam no setor de alimentos. O mix total envolve mais de 6 mil itens.

A empresa garante aos proprietários de pequenos negócios preços 5% mais baixos que a média dos outros atacadistas da região. Em comparação ao varejo tradicional, a loja tem preços até 15% mais baixos. Essas vantagens são baseadas em pesquisa diária de preço de mais de mil produtos, realizada pela própria rede.

O Maxxi Atacado Itabuna vai receber investimento de R$ 29 milhões e gerar mais de 100 empregos diretos, beneficiando pessoas residentes no município. Hoje, a cidade já conta com uma loja do Walmart Brasil, da bandeira Hiper Bompreço.
Na Bahia

A Bahia é o estado do Nordeste com mais lojas da rede Walmart. Ao todo, são 75 unidades das bandeiras TodoDia, Sam’s Club, Maxxi Atacado, Hiper Bompreço e Bompreço, espalhadas por 22 municípios baianos.

Para Carlos Leahy (foto), Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, “estamos comemorando este anúncio com muita alegria, pois seguimos uma orientação do Prefeito Azevedo na captação direta de novos empreendedores, como o caso do Walmart, que está dentre as maiores empresas atacadistas e varejistas do Brasil.”

Comércio baiano cresce 10,4% em junho

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em relação ao mesmo mês de 2010. Na comparação com maio de 2011, a variação foi positiva em 0,63%. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expansão do comércio varejista baiano foi motivada, principalmente, pelo Dia dos Namorados e o São João, que impulsionaram o crescimento das vendas de televisores, aparelhos celulares, vestuário, calçados, perfumaria, jóias e semijóias.

Tradicionalmente, estas datas geram bons negócios para o setor, sendo consideradas de grande importância para o varejo de acordo com o calendário lojista tanto local quanto regional, e contribuem para o aquecimento das vendas do comércio varejista.

Na avaliação do economista da SEI, André Luís Melo, “a expansão da atividade comercial varejista em níveis elevados, até o mês de junho, reflete as condições mais propícias de emprego e renda favorecidas pelo fortalecimento do mercado interno no estado”.
Nos últimos 12 meses, foram registradas variações positivas, que levaram o comércio baiano a uma expansão de 8,6%. Já no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, a variação do volume de vendas ficou em 8,8%.

Segmentos

Em relação a 2010, apenas equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou queda de 43,3%. Os demais ramos apresentaram resultados positivos no volume de vendas.

Livros, jornais, revistas e papelaria subiram 34,1%, seguidos de móveis e eletrodomésticos (22,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,9%); tecidos, vestuário e calçados (12,7%); combustíveis e lubrificantes (11,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,0%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%).

Nos segmentos que não integram o indicador do varejo, expandiram as vendas de veículos, motocicletas, parte de peças (14,4%) e recuaram as de material de construção (-1,4%).

Em junho de 2011, o ramo de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação destacou-se pela variação negativa, de 43,3%. Nos últimos 12 meses, registrou um movimento negativo de 15,2%. No acumulado do ano, -29,5%.

“Com o aumento da renda de parte da população, e a taxa de câmbio favorável, o acesso a esses produtos no exterior, através de viagens internacionais, ficou facilitada”, explica o economista André Luís Melo.

“O comércio eletrônico também é responsável por parte da queda das vendas das lojas tradicionais de produtos de informática, tendo em vista que é cada dia mais seguro e mais cômodo para o consumidor adquirir pela internet certos bens que antes ele só poderia ter acesso através das lojas físicas”, diz ele.

De acordo com os dados do IPC Salvador no mês de junho, os itens microcomputador e impressora tiveram aumento nos preços, o que também colaborou para a redução do consumo desses itens.