O desafio de crescer sem perder a identidade

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Se existem dois dilemas na vida de um empreendedor, estes são os de como chegar lá e depois como se manter lá.

As atitudes de uma empresa definem quase que por completo a sua identidade. Na teoria, é muito fácil compreender, mas é no exercício do dia a dia que a identidade de uma empresa é colocada à prova. Entre o ideal e o ser verdadeiro, existe uma vala de necessidades e comportamentos necessários para que o equilíbrio médio seja superior às pressões conspiratórias. A empresa fala, não só pelos canais de comunicação, mas principalmente pelas dezenas de bocas-miúdas.

São nas sequências de decisões e escolhas de seus líderes e liderados que mora o grande perigo de uma possível deterioração da imagem, gerando, assim, a dissonância entre a identidade almejada e a real interpretada. Cabem aos gestores e à equipe definir com muita autenticidade estas posições de identidade e, após escrituradas e concordadas, conduzidas com total proteção e cuidado no dia a dia.

Manter uma identidade inabalada requer disciplina militar, amor incondicional, comportamento solidário e muita resistência. Com a adoção de regras claras, exemplos constantes, exercícios rotineiros e a atenção ininterrupta dos possíveis desvios é que uma empresa pode ter um êxito na manutenção da identidade. Muitas vezes, reverter a percepção de uma identidade é uma tarefa quase que impossível. Não é difícil constatar marcas que, ao abrirem mercados de maneira pouco planejada, acabaram por ter suas identidades totalmente distorcidas.

É imprescindível que haja amor e muita dedicação nesta tarefa, pois, muitas vezes, sem muita percepção interna, a identidade começa a se perder, sem que ninguém perceba a distorção. Identidade de uma empresa não é um ativo físico e imutável, pelo contrário, é muito subjetivo e totalmente vulnerável, portanto, todo cuidado é pouco.

"Não é difícil constatar marcas que ao abrirem mercados de maneira pouco planejada acabaram por ter suas identidades totalmente distorcidas"

* MARCELO PONZONI É PUBLICITÁRIO E DIRETOR EXECUTIVO DA AGÊNCIA RAE,MP, QUE ATUA HÁ 25 ANOS NO MERCADO; E AUTOR DO LIVRO "EU SÓ QUERIA UMA MESA", DA EDITORA SARAIVA. E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - WWW.RAEMP.COM.BR

Como não ser pego de surpresa pelo eSocial

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O eSocial, módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), será implantado a partir de 2014 no país, com a promessa de simplificar a vida do empregador e da área contábil ao unificar informações e eliminação de formulários e algumas obrigações acessórias. "Empregadores de todos os portes serão inseridos", lembra Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP).

O novo programa do governo federal atenderá as necessidades da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da Justiça do Trabalho.

Entre os objetivos do novo sistema estão a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, a formalização do emprego, a simplificação do cumprimento das obrigações principais e acessórias para redução de custos e da informalidade no mercado de trabalho. Para o presidente do Sescon-SP, "o eSocial possibilitará a transparência e a qualidade das informações corporativas, mas também será um grande desafio para o país".

COMUNICAÇÃO E ENVIO DE DADOS

Todas as declarações num clique. Esta é a idéia do eSocial. "Serão eliminados uma série de procedimentos e de softwares. Bastará o WebServices", disse Samuel Kruger, contador, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e um dos criadores do eSocial, em evento voltado a empresários contábeis realizado pelo Sescon-SP recentemente. Segundo ele, também há módulos via web para pequenos empregadores: domésticos, segurado especial, pequenos produtores rurais, empresas do Simples Nacional e microempreendedores.

A promessa é de interação direta e possibilidade de transmissão com horário programado e de forma descentralizada, ou seja, por departamento da empresa e por estabelecimentos, quando a localização da fonte dos dados é diferente do endereço da matriz da empresa. A diversidade de informações faz com que haja uma descentralização muito grande, até mesmo dentro das empresas de contabilidade. Mas não significa que cada estabelecimento terá autonomia. A matriz será a responsável por todas as informações.

Cada evento será transmitido em um arquivo e a folha de pagamento será desmembrada por trabalhador, assim como outras informações, segundo a sua natureza.

Todos os arquivos do eSocial serão em formato XML. "O modelo já foi testado com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Vantagem para o empregador e para a Receita, MTE e INSS", afirma Kruger.

O novo sistema inclui ainda integração com servidores da RFB para apuração automática dos débitos e créditos tributários. Haverá também um novo DARF, que unificará diversas informações. "O problema é que não permite compensações", lamenta Kruger explicando o que seria o único ponto fraco do sistema em sua opinião.

Antes da implantação do eSocial, estará à disposição um ambiente de testes, chamado de pré-produção, que não terá validade jurídica. Servirá apenas para adaptação dos empregadores ao programa.

MULTAS
Não há multas especificas do eSocial. Permanecerão apenas as penas previstas na CLT e Lei 8.212/1991 e serão aplicadas pela essência da informação e não devido ao novo formato de transmissão.

COMO SE PREPARAR PARA O ESOCIAL

• Ordem e coerência nas informações de cadastro dos trabalhadores;

• Contratação de software de folha de pagamento compatível com o WebServices;

• Conscientização dos empresários para o correto fornecimento de informações para alimentação do sistema;

• Treinamento dos profissionais para manuseio do sistema.

Para a implantação do eSocial, será preciso:

• Ter à disposição informações do empregador e tabelas de rubricas já utilizadas atualmente;

• Alimentação inicial do Registro de Eventos Trabalhistas (RET), lembrando que informações pretéritas não serão transmitidas. Somente eventos de vínculos ativos na data de início da vigência do sistema.

Fonte: Fenacon/Maxpressnet
 

Comércio ainda está morno para o Natal

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e de Reveillon, mas os lojistas afirmam que garantiram o estoque desde o inicio do mês, tanto para a decoração típica das festas de fim de ano, quanto para a renovação de artigos como roupas, sapatos, móveis e eletrodomésticos.

Eles apostam nos horários especiais do comércio em dezembro. Do dia 9 ao 13, as lojas ficam abertas no centro até 20h. No sábado 14 fica das 9h até 17h; de 16 a 20 das 9h às 22h, no sábado 21 até 18h; no domingo 22 das 15h às 20h; na segunda 23 até 22h, no dia 24 até 18h e no dia 31 até 17h. natal
Nas lojas, a variedade de peças decorativas é enorme e tem de tudo, para todos os tamanhos, gostos e preços. Para quem mantém a tradição de enfeitar a casa com os símbolos natalinos é fácil encontrar o que se procura.

Uma das novidades neste ano é uma caixinha colorida, tipo pacote de presente, que quando está acesa dá um toque diferente e bonito. Serve para decorar a casa ou dar de presente.

Com relação ao movimento nas lojas, por enquanto nada lembra a euforia dos dias que antecedem o Natal, quando parece que todo mundo resolve sair de casa de uma vez para fazer as compras. Mas ir às compras na véspera não é um bom negócio, lembram os lojistas.

“O consumidor que faz suas compras antecipadas tem mais tempo, paciência e tranquilidade para escolher o produto”, diz o gerente Natan Simões, de uma loja de variedades na avenida do Cinquentenário. “Deixar as compras para o último instante é prejuízo para o consumidor”.

Tumulto

Ele cita o tumulto, calor e gritaria típica de quem quer ser atendido numa loja cheia, e até o risco de não encontrar mais o que procura. O resultado é que, na maioria das vezes, termina por levar algo que nem desejava, só para não ter que voltar para casa de mãos vazias.

“Quem aparece nas lojas poucas horas antes da chegada do Natal não quer saber de preço, condições de pagamento ou qualidade do produto. Cabe a nós oferecermos alternativas relativamente boas do que restou”, diz a comerciante Cecília de Santana, de uma loja de roupas.

“Bem sei como é terrível fazer compras quase na véspera do Natal. Por tradição eu mesmo costumo ir comprando as lembrancinhas para a família e os amigos logo no inicio de novembro, mas faltaram tempo e dinheiro neste ano,” diz a assistente de dentista Vânia Isabel.

Mas, atenção consumidores. Especialistas em economia recomendam cautela ao usar o 13º para as compras de fim de ano. É melhor pagar dívidas ou antecipar parcelas de empréstimo.
 

O que sua loja tem que as outras não têm?

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Poucas lojas podem ter exclusividade na venda de determinada marca ou produto. Geralmente, o cliente encontra o que necessita em inúmeros estabelecimentos. Conforto, boas instalações e mostruário atrativo também estão presentes na maioria dos lugares. Preços e condições de venda também são encontrados em todas as lojas. Serviço de pronta-entrega, assistência ao cliente e acompanhamento de possíveis problemas com atendimento, produtos ou serviços, também devem fazer parte de todas as experiências de compras.

Como, então, surpreender? Qual o diferencial que a sua loja deve ter para atrair clientes, fidelizar nas vendas e aumentar o faturamento? Como alcançar lugar de destaque neste cenário diversificado e amplo? A resposta é simples e direta: você.

O ingrediente secreto, que faz a sua loja ser diferente aos olhos do cliente, é você. O capital humano é o que pode ser o diferencial e especial de sua loja para o cliente. De nada bastam números atrativos, balcões organizados e diversidade de produto se aquela pessoa que atender o cliente não buscar, permanentemente, a excelência em seu serviço. O cliente abrirá mão de qualidade, preço baixo e diversidade se não for bem atendido.

Você é quem deve estar sempre disposto ao trabalho, negociar, sabendo que deve sempre buscar o melhor atendimento. Você tem o poder de motivar sua equipe. Cative o cliente, deixando-o satisfeito com a atenção e a cordialidade que lhe foi dispensada. Busque a análise de crédito de forma a garantir o retorno do capital e manter as cobranças em dia. Somente assim garante-se a satisfação da empresa e do cliente.

Lembre-se que, para a loja, é muito importante conquistar boas vendas, bons serviços, bons métodos de trabalho. Mas, sobretudo, funcionários como você tem um valor primordial no desenvolvimento da loja. Você é ponto-chave no desenvolvimento de sua empresa.

Quando você atende um cliente, passa a representar a loja. E, para o cliente, uma empresa especial, no meio de tantas outras, tem tudo, mas não tem você.

Walmiro Souza é instrutor no Instituto CDL.