EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Postado em Sindicom

O SINDICOM Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna, com o CNPJ. Sob o número 16.420.838/0001-74, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os seus associados e o comercio geral de Itabuna, localizados na base territorial deste Sindicato para Assembléia Geral Extraordinária que se realizará no dia 22 de Outubro de 2014 ás 18:00 horas em primeira convocação e as 18:30 horas em segunda convocação, na SEDE do CDL, auditório Milton Veloso, localizado na av. do cinqüentenário n° 966, centro, Itabuna-Ba, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia.

1.Discussão e deliberação sobre a Pauta de Reivindicação da Convenção Coletiva de Trabalho, do SECI – Sindicato dos empregados no comércio de Itabuna.

2.Autorização á diretoria para realizar negociação Coletiva, celebrar acordos Coletivos de Trabalho e Convenções Coletivas de Trabalho e,  frustradas as negociações, defende-se e instaurar Dissídio Coletivo de Trabalho, bem como delegar poderes para tanto.

3.Autorização para alteração da Taxa Assistencial e Mensalidade dos Associados.

4.   O que ocorrer.

Itabuna, 17  de Outubro de 2014.

Eduardo Oliveira Carqueija

Cursos profissionalizantes gratuitos a partir de setembro no Sindicom

Postado em Sindicom

Aboboreira acredita que os cursos profissionalizantes vão abrir as portas do emprego para muita gente

Promover capacitação para o mercado de trabalho e reacender a esperança de um novo emprego em Itabuna. Estes são os objetivos do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista), que promove, numa parceria com o Senac, dois cursos profissionalizantes gratuitos a partir de setembro: Operador de Caixa e Auxiliar Administrativo.

Os interessados, com idade a partir de 16 anos, devem se inscrever até o próximo dia 5. Segundo o diretor-secretário, José Aboboreira, as vagas são limitadas – 30 para cada curso. As aulas, num total de 160 horas, incluem (no caso de Operador de Caixa) noções de Relações Sócio-profissionais e ambientais; Gestão de Planejamento, Informática Básica, Segurança do Trabalho, Comunicação e Escrita, Matemática Comercial e Técnica de Serviço de Operador.

Esses itens também serão repassados para a turma do curso de Auxiliar Administrativo, que terá incluída, ainda, em sua programação, aulas de Serviço de Apoio Financeiro e Serviço de Apoio do Departamento Pessoal e Administrativo.

De acordo com Aboboreira, todo o material didático será doado aos participantes. No ato da inscrição, eles deverão apresentar, além de documentos pessoais como RG e CPF, o comprovante de residência e histórico escolar, no caso de menores.

Informática

O Sindicom também vai oferecer o curso de Informática (Windows, Word e Excel). Para esse, porém, será cobrada uma taxa de R$ 35,00 por módulo. As inscrições estão previstas para começar a partir do dia 09 de setembro.

Mais informações sobre todos os cursos pelo telefone (73) 211-2740.

O Assunto Tributário nunca foi tão Simples

Postado em Sindicom

Nesta terça feira 03-06, estiveram presentes no auditório do SINDICOM, empresários e  contabilistas para ouvir o Palestrante: ALESSANDRO TELES, Bacharel em Ciências Contábeis, pela Fundação Visconde de Cairu.  A palestra trouxe perguntas chaves do dia-a-dia de contadores e empresários, perguntas como débitos do simples nacional podem ser parcelados? Qual a melhor forma de tributação? Dentre outras.

Em formato de participação de todos os presentes, o evento visava dar uma visão geral de quais são realmente  as obrigações fiscais das empresas e quais os cuidados que se deve ter para que isso não vire uma grande dor de cabeça.

A realização foi uma parceria do SINDICOM / SEBRAE. Segundo o presidente do Sindicom Eduardo Carqueija e o consultor do Sebrae MICHELANGELO LIMA, esta parceria vai muito mais longe no decorrer do ano e tem muitos eventos importantes para realizar junto com a instituição para a classe empresarial de Itabuna e região.

Contribuição Sindical Urbana - Edital de Notificação

Postado em Sindicom

Código da Entidade: 002.080.05581-4                                        CNPJ: 16.420.838/0001-74

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA – EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

A Contribuição Sindical Urbana é obrigatório para todas as empresas que exerçam atividades definidas na categoria econômica do Comércio Atacadista e Varejista, estabelecidas em Itabuna no Estado da Bahia. As empresas assim enquadradas ficam notificadas que deverão pagar a Contribuição Sindical, referente ao Exercício 2014, até o dia 31 de Janeiro de 2014 preferencialmente nas Agencias da Caixa Econômica Federal, na rede de Loterias ou em qualquer estabelecimento Bancário, integrante do sistema de arrecadação dos Tributos Federais. As Guias de GRCSU poderão ser retiradas na sede do SINDICOM, sito à Avenida Cinqüentenário, Nº 1016 – Edifício Flavio Center – 6º andar, cj sala 604/606, das 08:00 às 18:00 horas. A falta de pagamento ou recolhimento indevido implicará nas penalidades do artigo 600, além das cominações capituladas nos artigos 606, 607 e 608, todos da CLT. É importante que as empresas estejam atentas, pois as repartições Públicas, nos níveis Federal, Estadual e Municipal, exigem a apresentação da Guia quitada para conceder registro ou licença para funcionamento, Alvarás de Licença ou Localização, seja para inscrição primária ou renovação e participação em concorrência Pública. No mesmo sentido, a regularidade dos pagamentos, por conta de convênio celebrado e já vigente, será fiscalizado, diretamente, pela Delegacia Regional do Trabalho – DRT/BA. Para fins de expedir Título de Divida, ensejando a cobrança Judicial dos inadimplentes. Somente o Recolhimento de forma correta permitirá o regular funcionamento de sua empresa, contribuindo, com isso, para a manutenção do sistema Confederativo de Representação Sindical.
Itabuna – BA, 14 de Janeiro de 2014.

José Adauto dos Santos Vieira - Presidente